Impermeabilização de Paredes Internas

Se você chegou até aqui, quer dizer que já está enfrentando problemas com umidade em paredes e tetos. Não é mesmo?


Você tem a casa dos seus sonhos, bem decorada e quando menos imagina aquela baita mancha de umidade surge nos cantos da parede, nos rodapés e chega até a esfarelar o reboco. A primeira reação é querer se livrar logo daquela umidade. Mas tenha calma! Antes de sair limpando e pintando tudo é importante entender de onde esse problema vem.

Ficar atento e tentar entender de onde a umidade está vindo é o primeiro passo para acabar com o problema definitivamente. Basicamente, a umidade que se instalou na sua parede surge de três formas diferentes:


1- A Umidade vem de cima?

Quando a umidade vem de cima?

Se a umidade se encontra na parte de cima da parede, significa que o problema vem do alto. Esse tipo de umidade se caracteriza pela infiltração de água pelo telhado, se for uma casa, ou pelo teto de apartamentos, nesse caso, geralmente o problema vem do seu vizinho de cima.


Qualquer abertura, fissura ou rachadura na telha pode ser suficiente para que a água penetre e comece a fazer estragos na parede. Calhas entupidas também causam problemas de umidade na parte interna. Observe se junto com a mancha de bolor há também manchas de água ou se a parede está molhada. Nesse caso, vale a pena verificar as condições do telhado e caso perceba telhas danificadas, faça a substituição imediatamente e também providencie a limpeza das calhas.


Já em apartamentos, o ideal é solicitar apoio do sindico e conversar com o vizinho para diagnosticar o local do vazamento e corrigir o problema, antes que fique ainda mais feio.


2- Umidade vem do solo?

Quando a umidade vem do solo?

Dos efeitos de umidade mais inconvenientes que você vai enfrentar na sua casa, a umidade ascendente do solo é a pior delas. Porque sua presença independe de clima, se fazendo presente o ano todo. A umidade presente no solo é elevada pela capilaridade, através da parede e pode chegar à uma altura de 60 ou 70cm. Claro que isso depende do material utilizado na construção da sua casa.


Em muitos casos, os revestimentos à prova d’água, ou hidrofóbicos, que colocamos na superfície das paredes internas para eliminar a umidade, impedem que ela saia, fazendo com que a água continue subindo até encontrar um ponto para evaporar.


Esse tipo de umidade geralmente aparece porque os materiais com os quais nossas casas são construídas estão em contato constante com o solo e não possuem nenhum tipo de tecnologia contra a umidade. Em uma época mais chuvosa a terra não consegue absorver toda a água e é quando o excesso de água começa a subir pelos capilares das paredes das casas.


Curiosidade! O que é Salitre?


O salitre nada mais é do que formações de cristais brancos, chamados de Nitrato de Potássio. Em paredes com contato direto com o solo que contém salitre, estes cristais brancos se alojam nos poros, preenchendo seus espaços e impossibilitando sua evaporação. Ao longo dos anos, estes salitres irão degradar severamente sua parede e dar aquele aspecto de má conservação, manchas, mofo e bolor e enfraquecer o reboco.


3 - Umidade interna de ambientes?

Umidade em ambientes Internos?

A umidade na parte interna da sua casa ou apartamento geralmente está associada com uma má ventilação nos ambientes. O excesso de vapor gerado por outros cômodos como cozinha, banheiro ou área de churrasqueira são os principais vilões. Se este for o caso, ajustar a ventilação dos cômodos já é meio caminho andado para a solução. Confira se a suas janelas tem o tamanho suficiente para ventilar estes cômodos. Muitas vezes trocar as esquadrias por maiores pode ser a solução.


As paredes também podem sofrer com vazamentos de canos e tubulações, especialmente se a parede em questão ficar próxima de cômodos como banheiros, área de serviço ou cozinha. Nesse caso, não tem jeito. O quebra-quebra será inevitável. A única forma de resolver o problema é localizando o local do vazamento, efetuar os reparos necessários e rebocar novamente a parede.


Fique tranquilo. Nem tudo está perdido!

Vamos te mostrar 4 Maneiras de Como Evitar a Umidade em Paredes e Tetos.


1 - Abra as janelas!

Fazer circular o ar dentro dos cômodos é fundamental contra umidade. Procure deixar janelas e portas abertas para criar uma corrente de ar dentro de casa. Isto vai fazer com que o ar se renove. Nos meses mais frios, deixa os cômodos respirar ao menos na parte da manhã. Já no verão e meses mais quentes, aproveite o sol e ar mais quente para que a umidade sai de uma vez.,


2 – Check-up de rotina na casa!

Escolha um período no ano em que você tenha mais tempo livre e tire algumas horas para vasculhar a casa atrás de pontos de vazamento no encanamento, telhados e atrás de móveis. Verifique se há necessidade de substituir peças ou fazer reparos. Esse cuidado vai manter a umidade ainda mais distante da sua casa.


3 – Desencoste móveis da parede!

Procure nunca deixar móveis rentes a parede. Seja na sala, no quarto ou até mesmo cozinha, procure sempre deixar um espaço entre a parede e o móvel, de aproximadamente 5 centímetros. Desta forma o ar pode circular entre os espaços criados. Use esta dica em paralelo com a dica 2 e a cada check-up, se encontrar um pouco de umidade, afaste um pouco mais os móveis e objetos.


4 – Mude o revestimento da parede!

Mesmo seguindo todas estas dicas e a umidade insistir em permanecer na sua casa, experimente trocar o revestimento da parede. Os mais indicados para paredes que absorvem umidade são a cerâmica, o granito e o mármore. Você pode optar por revestimentos que possuam tecnologia de impermeabilização através de difusão de vapor. Neste caso, o reboco vai ajudar a solucionar os efeitos que a umidade traz.


Seguindo estes passos simples, você ficará livre da umidade por muito mais tempo. Pode curtir a sua casa limpa e com aquela aparência de casa nova. Porém, se você seguiu todos estes passos e mesmo assim a umidade persistiu nas suas paredes internas, recomendamos o uso de um produto próprio para estes problemas:


eccoTranspore®. O reboco Desumidificador com tecnologia alemã hidrofílica.


O que é eccoTranspore®? Impermeabilizante para paredes e tetos com nanotecnologia alemã hidrofílica. O original desde 1952, utiliza tecnologia que não está presente em nenhum outro produto do mercado. São tensoativos e aditivos produzidos pela própria empresa na Alemanha. Seca a alvenaria e elimina problemas de infiltração em paredes e tetos (pressão negativa). Seu mecanismo de funcionamento é através da porosidade com tamanho controlado. É aberto à difusão de vapor e impermeável através de seu sistema de poros. Aplicado em forma de reboco, com espessura nominal de 2cm possui 45% de porosidade.


Você pode comprar o eccoTranspore® Clicando Aqui ou direto na nossa Loja Virtual.


Esse e outros produtos para impermeabilização de paredes internas e externas você pode conhecer no nosso site, ou entrando em contato com nossa equipe de consultores comerciais através do e-mail vendas@eccolust.com.br ou pelo WhatsApp comercial +55 51 982681623.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo