Impermeabilização das lajes

Como impermeabilizar lajes e lajes de terraço


Se você chegou até aqui, quer dizer que já está enfrentando problemas com infiltração em lajes e lajes de cobertura. Não é mesmo?


Você comprou aquele apartamento de cobertura que tanto queria, ou até mesmo aquele apartamento com sacada. Estes são os locais mais cobiçados e desejados, afinal, quem não gostaria de ter uma área que ofereça um espaço ao sol, uma churrasqueira para receber amigos e, quem sabe até mesmo uma piscina para se refrescar. Depois de feito o investimento, vem o clima mais frio e chuvoso e traz consigo infiltrações, umidade, mofo e bolor. Não só na cobertura como no andar inferior. E agora?


Infiltração em laje. Como acabar com a infiltração

Ficar atento e tentar entender de onde a umidade está vindo é o primeiro passo para acabar com o problema definitivamente. Basicamente, as infiltrações em lajes surgem de três formas diferentes:


1 – Falta de Impermeabilização

Laje sem impermeabilização

A infiltração nas lajes representa perigo, pois pode afetar toda a estrutura do imóvel. Da laje, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e pode até chegar ao rodapé, causando danos à aparência da construção.


Saber que existe água se infiltrando na laje e nas paredes não é algo tão simples. Infiltrações em lajes de concreto são comuns, sendo os principais sinais bolhas na pintura da superfície, manchas escuras e, em casos mais avançados, a pintura descasca e aparece o mofo. Caso a infiltração tenha sido causada por rachadura, haverá uma goteira bem visível no andar inferior.


Nas paredes, a umidade é sinal de infiltração de água, bem como o mofo, rachaduras, pintura descascada, manchas, assim como acontece nas lajes.


2 – Piscina, tanque ou banheira

Laje de cobertura com piscina ou banheira

Piscinas e jacuzzis em áreas de cobertura são muito boas para relaxar com a família e amigos, além de deixarem o ambiente muito mais bonito e luxuoso. Melhor do que isso é se esses espaços já tiverem sido projetados originalmente na planta do prédio.


No projeto, foi considerado o peso do material usado na construção e verificar se a estrutura do andar consegue suportá-lo. As piscinas de concreto armado, geralmente, são as mais pesadas, depois vem as de alvenaria e fibra.


Um dos principais motivos da ocorrência de problemas com infiltrações e vazamentos nas piscinas é a falha no sistema de impermeabilização. A importância da impermeabilização de uma piscina vai além de cuidado com a estética, sendo essencial para segurança estrutural do conjunto.


A infiltração pode acabar expondo as armaduras e causando processos corrosivos extremamente nocivos à estrutura. Além de infiltrar para o andar inferior, causando manchas na parede, mofo, bolor e chegar até o rodapé.


3 – Ralos sem estanqueidade

Laje com problema nos ralos

Da mesma forma que a piscina traz consigo grandes cuidados com impermeabilização, os ralos da cobertura devem receber esta mesma atenção.


Ralos que não tenham capacidade de estanqueidade e possuam uma deficiência na impermeabilização, certamente irão infiltrar no futuro por não ter condições de escoar a água que vem tanto daquela piscina, quanto da chuva ou da limpeza do piso com mangueira.


A umidade acumulada no piso da cobertura não impermeabilizada pode vazar para as paredes da edificação inferior, assim como a piscina da página anterior. Sendo a sua casa, haja coragem para empreender uma enorme obra. Sendo o apartamento do vizinho, haja diplomacia para resolver o problema quando vazar para andares inferiores.


Fique tranquilo. Nem tudo está perdido!

Vamos te mostrar 4 Maneiras de Como Evitar a infiltração na laje de cobertura.


1 – Recolocar a manta asfáltica

Os trabalhos para impermeabilizar uma laje antiga tradicionalmente começam com a retirada da manta asfáltica que já não está mais cumprindo a sua função. Isso significa quebrar todo piso, contrapiso ou demais revestimentos para expor a manta asfáltica para então poder retirá-la e expor novamente o substrato do elemento estrutural.


Após a etapa de retirada do revestimento e deixar a laje exposta, a nova camada de manta asfáltica pode ser moldada no local, com o auxílio dos maçaricos e profissionais altamente treinados para a aplicação. Vale lembrar que este processo é extremamente importante e deve ser realizado por profissionais capacitados e com todos os cuidados devidos para manuseio e aplicação dos materiais.


2 – Refazer os ralos de toda a cobertura

Refazer os ralos já dá um pouco mais de trabalho. Além de quebrar o revestimento para conseguir acessar os ralos, deverá ser feito a substituição do mesmo. Logo depois, deverá ser feita a impermeabilização do ralo e da área e recolocar o revestimento novo.


Na hora de aplicar o novo revestimento, opte sempre por um rejunte impermeável e resistente para áreas externas. Desta forma, você vai dar uma vida útil muito maior para a laje da cobertura, evitando infiltrações e garantirá uma superfície ainda mais impermeável e duradoura.


3 – Trocar o revestimento da cobertura

Trocar o revestimento da cobertura é uma ideia bem simples. Enquanto estiver na fase da obra, aproveite para impermeabilizar os ralos para evitar problemas futuros. Opte por um piso mais resistente como piso cerâmico ou porcelanato, por exemplo. Ele precisa ter um leve caimento na direção do ralo para favorecer o escoamento da água, evitando seu acúmulo e possíveis infiltrações, facilitando ainda a limpeza.


4 – Trocar o rejunte da cobertura

O problema da infiltração pode estar em fissuras e rachaduras do seu rejunte. Substituí-lo vai ser a solução. O rejunte tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar fissuras e infiltrações. Lembre-se que existem alguns tipos de rejunte e são utilizados em áreas específicas. Rejunte pode ser cimentício, acrílico ou epóxi. Os mais indicados para esta área externa são cimentício ou epóxi.


Seguindo estes passos simples, você ficará livre de infiltrações na laje por muito mais tempo. Pode curtir a sua casa limpa e com aquela aparência de casa nova. Porém, se você seguiu todos estes passos e mesmo assim a infiltração persistiu nas lajes, recomendamos o uso de um produto próprio para estes problemas:

eccoTopox®. O Manta líquida de Silicone tecnologia alemã.


O que é eccoTopox®? Membrana acrílica com adição de silicone base água de alto desempenho e alta durabilidade para ambientes internos e externos. Com tecnologia alemã, é elástica e impermeabiliza, repele líquidos e é sem cheiro. Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para entregar o desempenho superior em impermeabilização de lajes e terraços.


Você pode comprar o eccoTopox® Clicando Aqui ou direto na nossa Loja Virtual.


Esse e outros produtos para impermeabilização de paredes internas e externas você pode conhecer no nosso site, ou entrando em contato com nossa equipe de consultores comerciais através do e-mail vendas@eccolust.com.br ou pelo WhatsApp comercial: +55 (51) 982.681.623.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo